sexta-feira, 19 de julho de 2013

A realidade do DAE

Na visita que fizemos ao Departamento de Administração Escolar, percebemos que muitos trabalhadores estão insatisfeitos com o abandono por parte do sindicato das suas demandas cotidianas. Segundo eles, a administração central está planejando tirá-los do velho prédio, mas não realizou nenhum trabalho de sensibilização. Por outro lado, o sindicato também não se faz presente para ajudar no debate. O que resta é o abandono.
 
Boa parte dos trabalhadores do DAE tem um profundo amor pelo local de trabalho, o prédio antigo e histórico, e não gostaria de mudar. Mas, estão à mercê das decisões sem que ninguém se disponha a escutá-los. Alguns deles esperam que a forma de atuação no sindicato mude.
 
Para nós, da Chapa 2, é justamente a organização e a luta que pode garantir que os trabalhadores sejam escutados e suas opiniões levadas em conta. Para isso existe o sindicato. Para ser presente na vida real e no universo do trabalho. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os trabalhadores do CTC


Durante toda a manhã circulamos pelos cantinhos do CTC, cada salinha, cada laboratório. Lá, encontramos trabalhadores que se desfiliaram por não aceitar o trabalho do sindicato e um número expressivo de trabalhadores novos que nem pensam em se filiar. É a completa falência da ideia de sindicato, e esse é um trabalho difícil que teremos de fazer: reconstruir a proposta de um sindicato de luta, ligado a vida cotidiana dos trabalhadores.

O sindicato ainda é o instrumento mais importante dos trabalhadores para garantir direitos, negociar salários, definir melhores condições de vida. Mesmo aqueles que não são filiados acabam submetidos a toda a política que o sindicato encaminha, porque o que vale para o sindicalizados vale para todos os trabalhadores. Assim, seria necessário que o próprio sindicato fizesse esse trabalho de esclarecimento, de acolhimento.

Nós, certamente o faremos. Mas, para isso é preciso mudar o sindicato. Sendo assim, no dia 25, vote Chapa 2. Por um sindicato vivo e de luta!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia 25 é Chapa 2 - Sindicato de Luta



Selma, Elaine e Bernadete - candidatas à Coordenação Geral

Andando pela UFSC, conversando com as pessoas, observamos que os trabalhadores novos estão muito desiludidos com o papel do sindicato. São mais de mil, a maioria sem filiação. Não acreditam na força da entidade, não vêem sentido nas existência dele. Também percebemos muitos trabalhadores mais antigos que se desfiliaram, por igualmente não acreditarem nessa forma de fazer sindicato. É uma grande desafio que está colocado para todos nós. Recuperar o sentido do sindicato, partilhar desejos de coisas boas, construídas de forma coletiva, renovar as forças de luta. Não é coisa fácil.
 
Mas, nós estamos caminhando por aí, pelos setores, chamamando os jovens, convidando a se filiar, fazendo aquilo que o sindicato deveria fazer todos os dias e não o faz, deixando abandonados os trabalhadores, contribuindo para o descrédito do sindicato. Temos certeza de que com a Chapa 2 poderemos dar nova vida ao Sintufsc, fortalecê-lo. Nós queremos uma entidade de luta, de formação, de festa, de desalienação.
 
Convidamos vocês a conhecerem nossas propostas e a partilhar com a gente a recuperação do nosso sindicato. No dia 25, vote Chapa 2 - Sindicato de Luta.