quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os trabalhadores do CTC


Durante toda a manhã circulamos pelos cantinhos do CTC, cada salinha, cada laboratório. Lá, encontramos trabalhadores que se desfiliaram por não aceitar o trabalho do sindicato e um número expressivo de trabalhadores novos que nem pensam em se filiar. É a completa falência da ideia de sindicato, e esse é um trabalho difícil que teremos de fazer: reconstruir a proposta de um sindicato de luta, ligado a vida cotidiana dos trabalhadores.

O sindicato ainda é o instrumento mais importante dos trabalhadores para garantir direitos, negociar salários, definir melhores condições de vida. Mesmo aqueles que não são filiados acabam submetidos a toda a política que o sindicato encaminha, porque o que vale para o sindicalizados vale para todos os trabalhadores. Assim, seria necessário que o próprio sindicato fizesse esse trabalho de esclarecimento, de acolhimento.

Nós, certamente o faremos. Mas, para isso é preciso mudar o sindicato. Sendo assim, no dia 25, vote Chapa 2. Por um sindicato vivo e de luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário